Quando contratar uma consultoria empresarial

Gostou do artigo, então compartilhe!
  • 1
    Share

Quando contratar uma consultoria empresarial.Inicialmente, existem várias situações em que determinada empresa pode necessitar de um consultor ou de uma empresa de consultoria.

Obviamente que, quando a empresa não consegue resolver determinada situação problemática, essa busca é mais comum.

Ou seja, os problemas da organização podem estar relacionados aos processos existentes, e de expectativas ou projeções futuras.

Veja de forma mais detalhada os problemas organizacionais que afetam boa parte das empresas.

Problemas organizacionais

Problemas Organizacionais

Quando determinada sistema não funciona corretamente, isso significa que existe um desiquilíbrio ou uma falta de coordenação em uma ou mais partes que compõe uma organização. Confira algum desses problemas abaixo!

Gestão

  • Ausência de planejamento estratégico;
  • Falta de clareza nos objetivos e metas da empresa;
  • Normas e procedimentos confusos;

Financeiro

  • Falta ou erro no planejamento de fluxo de caixa;
  • Falta de capital de giro;
  • Uso excessivo de capital de terceiros;
  • Baixa lucratividade.

Tecnológicos

  • Sistema de informações desatualizados ou incorretos;
  • Equipamentos obsoletos;
  • Dificuldade no processo da logística da empresa.

Mercadológicos

  • Dificuldade na retenção de clientes;
  • Baixo retorno nas campanhas promocionais e publicitarias;
  • Preço fora do valor de mercado;
  • Inexistência de um posicionamento competitivo.

Quando contratar uma consultoria empresarial

Quando contratar uma consultoria empresarial

No caso de complicações nos processos existentes, podemos recorrer aos exemplos citados no tópico anterior, que descrevem alguns dos possíveis problemas organizacionais,

pois mostram situações em que o gestor tem a percepção dos sintomas, mas não consegue identificar com clareza as causas.

Muitas vezes, pelo fato de estar envolvido com inúmeras questões cotidianas inerentes à função de comando de uma empresa, o gestor tem dificuldade para analisar e interpretar com exatidão os problema existente.

Diante disso, um consultor poderá, com sua visão crítica, imparcial, buscar uma solução condizente e satisfatória para a empresa.

Outra possibilidade refere-se à contratação do consultor para auxiliar em determinado processo que vislumbre um posição futura.

Também nesse caso, alguns dos exemplos citados anteriormente podem ser úteis, especialmente os dois primeiros mencionados na categoria gestão.

É importante destacar que a falta de objetivos e metas, bem como a ausência de planejamento estratégico, indicam que a empresa não possui capacidade de elaborar projeções futuras.

Veja também:

Consultoria interna e externa

O que faz um consultor empresarial

Posteriormente, esses fatores também apontam que, provavelmente, há uma falta de profissionais com capacidades para desenvolver esse planejamento, pelo menos não sem o auxílio de uma consultoria.

Dessa forma, é possível que existam problemas de ordem estrutural e de funções na empresa, que impedem que as pessoas que poderiam desenvolver as projeções tenham disponibilidade para fazê-lo.

Além dessas situações, que ficam bem representadas nos exemplos anteriores e que podem ser cumulativas, outras ainda podem levar à busca por uma empresa ou por um consultor independente.

São questões bem mais especificas, como oportunidades de fusão ou, em ou extremo, a necessidade de cisão da organização.

Ambos os casos são bastante complexos e, certamente, recorrer aos serviços de consultorias especializadas é uma atitude correta e prudente.

Quando contratar uma consultoria empresarial

Outra hipótese que envolve a busca por um consultor refere-se ao momento em que determinada organização está preste a enfrentar o processo sucessório.

Empresas familiares, em especial, quando se deparam com esse momento, nem sempre conseguem chegar a uma boa solução apenas por meio de discussões entre seus membros, sem a interferência de terceiros.

Isso porque questões de ordem emocional se misturam à negociação, sendo que, nessas horas, a necessária frieza e imparcialidade de um consultor seria a melhor forma de resolver o impasse.

Além disso, assumir fraquezas ou incompetências gerencias nessas situações é algo desagradável para qualquer pessoa, em relação às empresas, isso ocorre da mesma forma.

No entanto, aceitar incapacidades e buscar um auxilio competente é a única maneira de garantir a sobrevivência e, posteriormente, o crescimento de uma organização no mercado.

Quando contratar uma consultoria empresarial

Fonte:Tactus Contabilidade Online

Portanto, fica claro através de alguns exemplos apresentados no decorrer deste artigo a importância de um consultor e quando contratar uma consultoria.

Tags: Quando contratar uma consultoria empresarial, O momento correto de se buscar um consultor.


Gostou do artigo, então compartilhe!
  • 1
    Share