Consultoria interna e externa

Gostou do artigo, então compartilhe!
  • 1
    Share

Quer saber mais sobre consultoria interna e externa?

Em primeiro lugar, a compreensão das diferentes formas de consultoria é algo muito importante, e esse será o assunto abordado neste artigo.

Posteriormente, também vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada modelo de consultoria.

O assunto abordado neste artigo é voltado para empresas que estão em dúvida sobre qual o modelo de consultoria deve ser adotado em sua empresa.

Nesse caso, é essencial que se conheça as singularidades de cada consultoria, pois dessa forma fica mais fácil definir o tipo de consultoria é mais adequado ás suas necessidades de maneira eficiente.

Qual a diferença entre consultoria interna e externa?

No vídeo abaixo será apresentado algumas diferenças entre a consultoria interna e externa, confira:

Consultoria interna e externa: Trabalhando juntas

Consultoria interna e externa

Um grande número de empresas possui consultores internos e externos trabalhando simultaneamente.

Nesses casos, o externo não tem como objetivo substituir o interno, mas sim complementar sua operação com uma visão holística de fora do negócio.

Para que essa união entre consultorias dê certo é fundamental um bom entrosamento e entendimento entre consultores.

Simplificando, um ajuda o outro com uma visão diferente ou em comum acordo, sempre em busca de soluções e resultados.

Veja também:

Como fazer uma consultoria empresarial: Exemplo Prático

A importância da consultoria empresarial

Principais vantagens e desvantagens da consultoria interna e externa

consultoria interna e externa

consultoria interna e externa: Vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe as diferenças entre consultoria interna e externa, que tal conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada modelo? Vamos ver a seguir.

Vantagens e desvantagens da consultoria interna

O custo da consultoria desenvolvida por um profissional da própria organização pode ser três vezes menor do que a contratação de um consultor externo.

Um consultor interno tem como principais vantagens estar em contato diário com os processos internos da organização, possuir um conhecimento mais amplo dos atalhos organizacionais da empresa.

Em contrapartida, talvez lhe falte experiência , já que ele não interage ou conhece outras empresas.

É importante ressaltar que, o consultor interno pode encontrar resistência por parte dos escalões superiores justamente por essa suposta falta de experiência na área de consultoria.

Sendo assim, esse profissional talvez tenha dificuldades para apresentar diagnósticos e implementar projetos.

Alem disso, deve ser observado a questão do envolvimento diário entre funcionários da empresa e o consultor, isso pode ocasionar uma serie de problemas na questão de apontamento de soluções e constrangimentos.

Vantagens e desvantagens da consultoria externa

Inicialmente, por estar constantemente atuando em organizações diferentes com problemas distintos, o consultor externo tem muito mais experiência prática do que o consultor interno que está somente habituado aos processos e dificuldades de sua empresa.

Ele é capaz, portanto, de atuar com mais imparcialidade e tem maior aceitação pelos membros do alto escalão.

Outra vantagem do consultor externo é que ele está livre dos “vícios” que a empresa pratica sem perceber, podendo oferecer soluções mais assertivas que trazem resultados em menos tempo.

Porém, o consultor externo também trabalha com algumas desvantagens.

Em virtude de, não conhece atalhos organizacionais como o consultor interno já que não está em contato diário com os processos da organização, pode ocasionar algumas dificuldades.

Além disso, ele não tem fácil acesso a muitos colaboradores e, ao contrário do consultor interno, tem apenas um eventual poder formal.

Veja mais alguns detalhes que devem ser observados!

A empresa de consultoria contratada estará focado em um objetivo específico, e não precisará dividir sua atenção com outras atividades, isso provavelmente facilitara o alcance  dos resultados esperados.

Entretanto, não se deve apostar que uma empresa de consultoria externa é a unica salvação para uma empresa. Por isso, não crie falsas expectativas sobre os resultados dessa ajuda externa.

Considerações finais

Conforme, mencionado no decorrer do artigo fica claro que ambas consultorias possuem certas peculiaridades que devem ser observadas e analisadas da melhor forma possível,

desta forma diminui-se a possibilidade de insucesso.

Até o próximo artigo!


Gostou do artigo, então compartilhe!
  • 1
    Share