Tipos de consultoria empresarial

Gostou do artigo, então compartilhe!

Existem vários tipos de consultoria empresarial, cada uma com suas características, mas todas com um objetivo em comum: oferecer novas perspectivas com base nas tendências do mercado para criar um ambiente estável, sustentável e lucrativo.

Os tipos de consultoria empresarial que nós vamos apresentar nesse artigo diferem de acordo com a área que precisa de apoio.

Em todos esses casos, o serviço pode ser prestado tanto de forma externa como interna.

Não vamos nos aprofundar nesses tipos de serviços agora – mas talvez em um próximo artigo. Por ora, concentre-se em conhecer 6 tipos de consultoria empresarial e seus principais aspectos.

Veja também:

A história da consultoria empresarial em detalhes

A importância da consultoria empresarial

Conheça 6 tipos de consultoria empresarial

 

1. Consultoria financeira

Quem precisa de ajuda no setor financeiro, seja para encontrar uma melhor maneira de lidar com os gastos ou para buscar alternativas a fim de aumentar o faturamento, deve contratar um consultor financeiro.

O profissional irá analisar toda a situação financeira da empresa, diagnosticar os maiores problemas e, então, desenvolver políticas, processos e planejamentos a fim de alcançar o objetivo proposto.

Também é papel do consultor monitorar os resultados financeiros e realizar ajustes sempre que necessário para que a empresa nunca fique no vermelho.

2. Consultoria de RH

O setor de RH (Recursos Humanos) também recebe constantes consultorias.

Nesses casos, o profissional deverá identificar quais as mudanças necessárias no modelo empresarial, auxiliar na compreensão de onde deve haver maior investimento e sugerir mudanças na estrutura organizacional.

Para que um negócio obtenha sucesso, todos os colaboradores precisam estar alinhados em focados em busca de um objetivo comum.

Diante disso, outro papel do consultor de RH é identificar os motivos de falta de comprometimento e propor soluções para manter a equipe mais saudável.

3. Consultoria de vendas

Abrangendo os principais conceitos de mercado como economia, administração, publicidade e marketing, a consultoria de vendas é uma das mais importantes e solicitadas por empresas que trabalham não somente no ramo de varejo, mas também por prestadoras de serviços das mais diversas áreas.

Empresas que estão enfrentando estagnação ou queda nas vendas devem buscar um consultor.

Um dos seus principais objetivos será propor ações para inovar na forma de abordar os clientes, estudar preços da concorrência e sugerir alterações para que a organização continue viva no mercado.

4. Consultoria  de estratégia

O cenário econômico está em constante mudança. Para vencer os múltiplos desafios que surgem diariamente em qualquer organização, é necessário se adequar aos novos contextos do mercado.

Diante dessa necessidade, um consultor pode ajudar na compreensão do cenário global e, assim, traçar novas estratégias em busca de êxito.

Um consultor estratégico vivenciará a realidade da empresa por alguns meses, auxiliando na resolução de problemas e também no levantamento de soluções e oportunidades que os executivos, já “viciados” nos processos incorretos da organização, não foram capazes de visualizar.

5. Consultoria de marketing

Muitas empresas tem preferido uma equipe externa de prestação de serviços de marketing e não empregados locais especializados. É aí que entra o trabalho do consultor de marketing.

Ao ser contratado para realizar esse tipo de consultoria, o profissional deverá fazer um diagnóstico a fim de entender as razões que levam os clientes a contratar os serviços ou comprar os produtos da empresa contratante.

Com base nisso, deverá propor ações que deverão ser executadas pelos próprios colaboradores para solucionar problemas e atingir objetivos a médio e longo prazo.

6. Consultoria tecnológica

Cada vez mais, o segmento de consultoria de tecnologia da informação (TI) ganha prestígio e espaço no mercado.

Empresas podem contratar esse tipo de consultor sempre que precisarem de ajuda com qualquer questão relacionada a tecnologia.

As atividades podem ser as mais variadas: auxiliar na transição de um sistema obsoleto para um mais moderno; fornecer dicas e conselhos para otimizar processos de análise e coleta de dados; sugerir estratégias para proteger grandes sistemas contra espionagens e fraudes; prover o melhor treinamento para uma equipe que precisa aprender a utilizar um novo hardware ou software.

Seja qual for a necessidade, o objetivo de um consultor tecnológico será sempre o de ajudar seu cliente a atingir suas metas e crescer de modo sustentável.


Gostou do artigo, então compartilhe!