O que é consultoria empresarial?

Gostou do artigo, então compartilhe!

O que é consultoria empresarial e para que serve?

O que é consultoria empresarial? Muitas pessoas chegam até nós fazendo esse questionamento, e por que elas devem contratar esse tipo de serviço.

Para enfrentar os constantes desafios do mercado de trabalho, é preciso uma visão globalizada e especializada do negócio que, muitas vezes, os gestores e diretores ainda não possuem.

Se você quer saber o que é consultoria empresarial, é exatamente sobre isso que falaremos a seguir.

Consultoria empresarial é o nome dado ao serviço que tem como principal objetivo diagnosticar os problemas de uma organização e formular soluções a fim de alcançar os melhores resultados e gerar crescimento.

Quem realiza esse tipo de serviço é um profissional chamado consultor.

Grandes empresas de consultoria empresarial possuem equipes multidisciplinares de especialistas e profissionais que já atuaram como consultores em vários segmentos, além de terem ocupado cargos de grande responsabilidade e vivenciado na prática a tomada de decisões e a condução sustentável de um negócio.

Esses profissionais são capazes de diagnosticar e formular soluções com o objetivo de melhorar o desempenho de qualquer organização.

Não é difícil entender o que é consultoria empresarial. Toda intervenção que um consultor realiza a fim de gerar resultados positivos para uma empresa, seja através da transferência de conhecimentos, do desenvolvimento de atitudes e habilidades ou da tomada de qualquer ação é, portanto, uma consultoria empresarial.

Por que as empresa contratam serviços de Consultoria Empresarial?

Equivocadamente, muitos pensam que serviços de consultoria são dispensáveis, afinal, ninguém conhece o próprio negócio tão bem quanto o dono ou os gestores que já estão inseridos no dia-a-dia da organização.

Esse é um pensamento que não apenas rebaixa as atividades dos consultores como pode também trazer prejuízos para a empresa a médio e longo prazo.

Nos dias de hoje, a consultoria utilizada formalmente dentro das empresas é chamada de consultoria empresarial, mas a atividade está presente em pequenas atitudes rotineiras e talvez não percebamos.

Veja Também: A importância da consultoria empresarial

Quando pedimos a opinião de alguém mais experiente sobre um comportamento que devemos adotar em nossa vida pessoal, por exemplo, estamos pedindo uma consultoria.

Ao mesmo tempo, quando nos pedem uma orientação, estamos agindo como consultores.

Nesse contexto, a consultoria pode parecer uma atividade comum e superficial, mas no contexto de uma organização ganha proporções muito maiores.

São inegáveis os desafios que toda empresa enfrenta. Ganhar destaque perante os concorrentes, reduzir custos sem perder a produtividade, adaptar-se a leis e regulamentações, contratar mão-de-obra especializada e categorizar atividades são apenas alguns desses desafios que podem ser vencidos muito mais facilmente com o auxílio de um consultor empresarial.

Dentre os principais objetivos da consultoria empresarial, destacam- se:

A elaboração de diagnósticos precisos e especializados de todas as áreas da organização,

A identificação dos pontos fracos e fortes;

O apontamento de oportunidades e ameaças ao negócio;

 A proposição de soluções, mudanças e ações a fim de beneficiar todas as áreas e ajudar no crescimento da empresa.

Agora você já sabe o que é consultoria empresarial. Se você entende que os gestores e diretores precisam acompanhar a aceleração do mercado a fim de obter os melhores resultados, saiba que o serviço de consultoria é um excelente aliado para quem precisa tomar decisões com rapidez e assertividade.

Entenda mais sobre consultoria empresarial através do vídeo abaixo e dos de mais posts do nosso blog! 🙂

 


Gostou do artigo, então compartilhe!