A história da consultoria empresarial em detalhes

Gostou do artigo, então compartilhe!

Conheça a história da consultoria empresarial

É impossível falar sobre a história da consultoria empresarial sem mencionar a história da consultoria que remonta às mais antigas origens das relações interpessoais.

Uma consultoria nada mais é do que uma reflexão em busca de respostas por meio de conselhos que resultam em ações.

Estas ações, por sua vez, devem trazer resultados positivos por um objetivo comum.

Registros antropológicos observam que uma característica partilhada em todas as sociedades humanas que já existiram era a presença de indivíduos que atuavam como guias ou conselheiros, instruindo os membros de suas comunidades nas mais diversas questões. A atividade, portanto, é muito antiga, mas só passou a ser adotada no campo profissional muito tempo depois.

Estudos definem que a história da consultoria empresarial teve início no final do século XIX. Foi nessa época que surgiram os primeiros cursos de Administração de Empresas em universidades nos Estados Unidos.

Os primeiros profissionais de consultoria despontaram nas primeiras décadas do século XX, quando a atividade começou a ganhar moldes mais bem definidos e caracterizados.

A ideia era estudar as atividades empresariais partindo de um ponto de vista científico e acadêmico.

Foi nessa época que alguns modelos organizacionais de trabalho ganharam fama sob o nome “Método de Taylor” ou “Gestão Científica”. Mais tarde, o nome mudou para “Método de Deming”.

No entanto, foi somente no meio da década de 1930 que a consultoria empresarial começou a ganhar popularidade. Isso aconteceu depois da queda da bolsa de Nova York no ano de 1929.

Com esse grande impacto econômico, o mercado percebeu que era necessário resguardar-se contra futuras crises e então passou a buscar conselhos em áreas diversas como a financeira, a organizacional e a estratégica.

Veja também:

O que é consultoria empresarial? 

A importância da consultoria empresarial

A história da consultoria empresarial estava apenas começando

Depois de outro grande acontecimento de impacto econômico, a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, milhares de empresas de consultoria surgiram com novas abordagens e ainda mais bem estruturadas.

As firmas de consultoria começaram a expandir significativamente suas atividades a partir dos anos 50, especialmente nos Estados Unidos, mas em pouco tempo passaram também a marcar presença em países da Europa e, mais tarde, da Ásia e da América do Sul.

Nos anos 60 e 70, nomes importantes como McKinsey, AT Kearney, Boston Consulting Group e Booz Allen Hamilton deram origem a abordagens e ferramentas que definiriam o novo campo de gestão estratégica e serviriam como base para muitas empresas de consultoria que surgiriam em seguida.

A história da consultoria empresarial continuou se desenvolvendo e a indústria apresentou um grande crescimento nos anos 80 e 90. Em 1980, existiam somente 5 empresas de consultoria no mundo todo com mais de 1.000 consultores.

Em 1990, o número de empresas dessa magnitude já havia aumentado para 30. O aumento da indústria nessas décadas foi de 20%.

Em 2001, a consultoria empresarial ficou estagnada, voltando a crescer em 2003 quando houve um destaque maior para empresas de consultoria focadas em segmentos mais específicos.

Em 2009, diante das dificuldades econômicas ocorridas, as atividades perderam um pouco a força, mas logo a consultoria se recuperou.

Hoje, a indústria cresce a passos cada vez mais largos e permanece estável.

Empresas de consultoria ganham cada vez mais espaço no mercado e são cada vez mais requisitadas por organizações que precisam de ajuda na tomada de decisões.

Muitos acontecimentos importantes ainda deverão marcar a história da consultoria empresarial, mas uma coisa é certa: a indústria tem um lindo futuro pela frente.


Gostou do artigo, então compartilhe!